-
Arquitetos: Martins Architecture Office
- Área: 49 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:NUDO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma loja de 49 m2 está localizada num shopping-center de 1ª geração tentando resistir ao abandono. Devido à sua localização no centro da cidade, ainda está garantido o seu uso e atividade mas parte da ocupação são lojas marcadas por sucessivas transformações que criam uma paleta de suburbanidade.
O projeto em si é ambicioso na sua tentativa de integração promovendo um espaço performativo, estilizado e simplificado, que contrasta em todas as suas valências com o seu entorno. O programa consiste num centro de medicina oriental que tinha que ser construido com custos controlados. Propôs-se um ajuste em todas as infraestruturas e a deslocalização da casa de banho transforma-se num espaço de mediação entre a sala de espera e sala das trabalho.
A recepção propõe uma "caixa dentro da caixa" mostrando o perimetro original e infraestrutral da loja desenhando um espaço cénico e despojado de sinais. Esta estratégia resolve o uso minimo de recursos de construção e lança toda a atmosfera interior que só foi pintada acrescento rodapé no remate do novo pavimento. A subdivisão das cabines de trabalho são planos que flutuam no espaço permitindo o uso dinâmico do terapeuta criando uma única atmosfera de tratamento.